terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Sim, Globalização (Por Carlos Eugenio Clemente Rodrigues)

Publico um texto do amigo Carlos Eugenio Clemente Rodrigues, estudante de Sociologia da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, sobre a Globalização.

Vale a pena ler e refletir.

___________

O fenômeno da globalização ainda recebe uma conotação ideológica, sendo pouco encarado como um fato social concreto. Autores marxistas como François Chesnais preferem o termo “mundialização do capital”, em vez de globalização, mas isso não seria simplificar um fato concreto? A mundialização do capital não é apenas um elemento mais moderno da própria globalização que se apresenta como um objeto mais complexo?

O medo de que a globalização retire identidades e mate culturas creio ser muito radical. O fenômeno não veio para substituir ou se impor sobre nada, ele se integrou. É válido perguntar: A globalização é um fenômeno novo, ou apenas passou a se manifestar com mais intensidade? Quando o mundo Grego espalhou sua cultura pela maior parte do mundo então conhecido já não era uma forma de acontecimento do fenômeno? Não conhecemos somente a cultura Helênica, ela não substituiu as outras culturas. Parece mais proveitoso, em vez de discutir se a globalização existe ou não, aceita-la e passar a discutir os fatores que permitiram que ela se manifestasse com mais força e aumentasse tanto nas ultimas décadas.

As Ciências Sociais têm de se ocupar de criar novas teorias para entender o que está acontecendo. As teorias clássicas baseadas na análise do Estado-Nação não dão mais conta de explicar um fenômeno que ultrapassou essa barreira e se manifesta em todo o globo. Max Weber em “A ‘objetividade’ do conhecimento nas ciências sociais” diz que as Ciências Sociais devem estudar aquilo que tem importância na vida dos homens comuns, e a globalização sem duvidas possui essa importância. Os meios de comunicação globais, intercâmbios de meios de produção, de capital e de cultura interferem no cotidiano das pessoas e influenciam sua forma de agir e pensar.
______________

Obrigado ao amigo Carlos por gentilmente ceder vosso texto para compartilhar com os leitores do Blog!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Sucesso aos Formandos 2009 - Uniban MR e CL

Caros amigos,

Vocês estão colando grau nesta semana. Foi uma grande honra lecionar para pessoas humildes, pacientes, atenciosas, persistentes e batalhadoras.

Um sexto ano os espera. Esse é o pior de todos... não há mais os muros da Faculdade para lhes proteger; não há mais os professores diuturnamente ao lado, para tirar dúvidas. Mas esse é o momento certo de passar por isso.

Mas esse sexto ano também traz novos desafios para os senhores.

Já não leciono para vocês há algum tempo. Porém, sempre estarei ao lado dos amigos, na torcida!

Irão conquistar algum tipo de poder, e terão que saber lidar com ele. Eu desejo sorte, saúde e sucesso, bem como os deixo com uma frase de Lord Acton, a seguir transcrita:

"O poder tende a corromper. O poder absoluto corrompe absolutamente".

Nunca se esqueçam de onde vieram e o que são.

Forte abraço!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Jüngen Habermas



Recortem e colem em seu navegador o link a seguir - entrevista com o Prof. Habermas aos 80 anos: http://www.youtube.com/watch?v=AfmlYOkOuIo

Pesquisem sobre o Pensador alemão Jüngen Habermas, professor como poucos.

Não tenho dúvidas em afirmar que Habermas é o maior pensador vivo da atualidade.
________________

Aproveito o ensejo, e desejo um excelente ano de 2010 para vocês! E deixo uma dica de leitura, para começar o ano bem: "A Consolação da Filosofia", de Boécio. Leitura rara e cara, que lhes será útil por toda a vida.

Abraços!