sexta-feira, 5 de agosto de 2011

BRASIL E PRECONCEITO

Hoje, 05 de agosto de 2011, a mídia, especialmente a Internet, relata uma questão pouco difundida e por muitos escondida no Brasil: o preconceito.

A novela "Insensato Coração", que é transmitida diariamente pela Rede Globo de Televisão, mostrou o assassinato cruel de um homossexual, pelo simples fato de ser homossexual, conforme relata o colunista do Yahoo, Ale Rocha: http://colunistas.yahoo.net/posts/12803.html

Isso não é novidade no Brasil; e, por ISSO, quero dizer o assassinato do "diferente". Negros eram tidos como diferentes, então deveriam ser escravizados; judeus eram tidos por diferentes, então deveriam ser mortos; gays e lésbicas são tidos como diferentes, devem ser segregados e/ou mortos. Infelizmente, a nossa sociedade, e digamos a verdade, ainda em sua maioria, pensa dessa forma diminuta.

Não sei se a Globo vetou um romance público ou não entre o casal gay da novela. Não sei se os autores desta mesma novela deram um fim violento a um dos personagens homossexuais em protesto contra a direção. O que eu sei, e isso todos nós sabemos, é que nem sempre as coisas são realmente como elas aparentam ser.

É triste ver a realidade do nosso mundo: uma realidade homofóbica (basta ver o futebol, onde jogadores e torcedores são tachados por adversários de homossexuais e onde jogadores de descendência negra são recebidos nos gramados com bananas atiradas por torcedores, numa alusão a macacos).

A nossa TV reflete uma violência exacerbada. É obviamente necessário mostrar a realidade das coisas; mas TV também é entretenimento sadio, e não pode se resumir sempre a uma violência desmedida.

A TV também serve para educar. Preconceito ou não, a TV em questão errou por não mostrar, e de forma explícita, que devemos aceitar o "diferente" como "igual", bem como ver o "igual" como "diferente". Você pode não compartilhar do mesmo estilo de vida de alguém, nem por isso você tem o direito de desrespeitá-lo ou de desprezá-lo.

Saudações acadêmicas!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

TOTAL APOIO AO PROFESSOR EUGENIO RAÚL ZAFFARONI

Prezados leitores e leitoras,


O grande penalista argentino, ministro da Suprema Corte Argentina e Professor da Universidad de Buenos Aires, é o responsável por talvez oxigenar o atual Direito Penal. Como qualquer pessoa que luta por Justiça, também sofre com injustiças. 


O Mestre Zaffaroni vem sendo atacado injustamente pela mídia, especialmente a argentina, sendo acusado de ter conhecimento de que imóveis de sua propriedade, que estavam sendo administrados por um profissional da área da administração e este, por sua vez, contratou uma imobiliária para gerir ditos imóveis e alugá-los a terceiros (iguais a tantos e tantos imóveis no Brasil), supostamente serviriam para abrigar casas de prostituição. 


Ao que parece, 3 dos 15 imóveis foram alugados pela imobiliária para alguém que os utilizava para prostituição. 


Aqui presto minha solidariedade ao Mestre Zaffaroni, nosso professor na Universidad de Buenos Aires, Escola que acolhe alunos e professores do mundo todo da mesma forma que acolhe os colegas argentinos. Pelo pouco contato que tive com o Mestre, tenho certeza de que não há o mínimo fundamento em ligar o ocorrido com a integridade de caráter de Eugenio Raúl Zaffaroni.


Agradeço à colega Carolina Machado Cyrillo da Silva, advogada em Porto Alegre/RS, que informou os colegas brasileiros do baixo ataque que nosso querido Professor vem sofrendo de forma injusta, e desde já peço sua licença para publicar manifesto de sua autoria no Blog.


Deixem sua mensagens de apoio para um dos maiores penalistas do mundo.


"Manifesto em apoio ao professor doutor Eugenio Raúl Zaffaroni.



Nós, alunos dos cursos do doutorado, da modalidade intensiva da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, consternados com a exposição midiática a que foi vítima o professor doutor Eugenio Rául Zaffaroni, escrevemos e subscrevemos o seguinte manifesto em seu apoio:

O Professor Zaffaroni é um Mestre do Direito, pensador genuíno, conhecedor, original e solidário. Mundialmente conhecido e respeitado.

2) Sua carreira como jurista, professor e doutrinador solidificou na América Latina uma das maiores escolas de pensamento contemporâneo: o garantismo. 

3) Nosso trabalho como profissionais do direito é proteger a máxima de jamais praticar condutas com o objetivo de prejudicar o outro. 

4) Há uma abundância de verdades absolutamente desconhecidas para nós, porém existe uma que é definitivamente confirmada: a indubitável solidez ética, filosófica e jurídica do professor Zaffaroni. 

5) Querido Mestre: o real significado de nossas palavras é o seguinte: Apoiamos sempre os seus ensinamentos e estamos com você nessas circunstâncias, estamos com você no campo plural e da tolerância. 

6) Consideramos esta campanha injusta, feroz e insuportavelmente intolerante.

7) Por fim, rejeitamos liminarmente a denúncia, o fustigamento midiático e apelamos aos ensinamentos gregos que você mesmo nos ensinou e dizemos, com firmeza e carinho: 'é melhor sofrer a injustiça do que cometê-la'."







terça-feira, 2 de agosto de 2011

Livro FONTES DO DIREITO, HERMENÊUTICA JURÍDICA E OS TIDH

Caros amigos e amigas,

É com muita satisfação e imensa honra, que comunico o lançamento oficial do livro FONTES DO DIREITO, HERMENÊUTICA JURÍDICA E OS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS, publicado pela parceira CONCEITO EDITORIAL e disponível no site www.conceitojur.com.br para venda.

Quero agradecer aos envolvidos neste projeto, um projeto de vida, que fiz com muito carinho - e sempre ouvindo as opiniões dos amigos, dos professores, de meu prefaciador e orientador, Prof. Dr. Wagner Balera, e que espero, possa ser útil para a trajetória acadêmica, profissional e "concurseira" de vocês.

Fica aqui meu muito obrigado e meu fraternal abraço em todos vocês!

Segue o link direto da obra: http://conceitojur.com.br/loja/products/FONTES-DO-DIREITO%2C-HERMEN%CAUTICA-JUR%CDDICA-E-TRATADOS-INTERNACIONAIS-DE-DIREITOS-HUMANOS.html